Língua e Prática Textual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: LAIS101
Sigla: LPT
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Paulo Vítor Feitor Pinto Sampaio de Faria
Corpo docente: Nadine da Costa e Silva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Refletir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes
tipologias, intencionalidades e estilos.
Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
Perspetivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção.
Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.

Programa

1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
1.1 Contextos e necessidades comunicativas.
1.2 Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1 Linguagem, língua, fala
2.2 Sincronia e diacronia
2.3 Níveis de língua
2.4 Norma e desvio(s)
2.5 Domínios e variedades do Português atual.
2.6 Síntese da História da Língua Portuguesa.
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1 Aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.
3.2 Questões de ortografia, acentuação e pontuação.
3.3 Formação de palavras.
3.4 Formas de tratamento em português.
4. Usos orais e escritos da língua
4.1 Conceito de texto e de discurso.
4.2 Princípios de textualidade.
4.3 Tipologias de textos e competências requeridas.
4.4 Adequação dos discursos a contextos diversificados.
4.5 Produção de textos orais e escritos.


Métodos de Ensino

A metodologia propicia a relação teoria/prática assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo.
Realizar­se­ão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação de conhecimentos sobre o funcionamento da
língua e de receção, análise e produção textuais. Realizar­se­á um seminário para apresentação e discussão de
temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. O seminário será organizado pelos estudantes, em
grupos, apoiados pelo(a) docente.
A avaliação é contínua e inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A
classificação tem em conta:
­ assiduidade e participação (10%)
­ elaboração de três produções textuais escritas (30%)
­ teste (30%)
­ pesquisa, elaboração e apresentação em seminário de um tema programático (30%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
CARDEIRA, E. (2006) O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
CARMELO, L. (2005) Manual de escrita criativa. Biblioteca Universitária. Lisboa: Publicações Europa­América.
CASTELEIRO, J. M. ; CORREIA, P. D. (2008) Atual – o novo acordo ortográfico – o que vai mudar na grafia do
português. Lisboa: Texto Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2004) Argumentar é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
FERNANDES, C. ; CAMPOS, A. (2005) Resumir é fácil. Lisboa: Plátano Editora.
LIMA. J. P. (2007) O essencial sobre a Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.
LOPES, A. C. M. ; RIO TORTO, G. (2007) O essencial sobre a Semântica. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2006) O essencial sobre a Linguística. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. H. M. ; VILLALVA, A. (2008) O essencial sobre a Norma e Variação. Lisboa: Caminho.

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